"O" doce de leite!

Eu sou fã de carteirinha de doce de leite! Sempre que uma cliente pergunta: qual o melhor recheio de bolo?! Eu sou rápida e prática na resposta: Doce de leite. Não importa o acompanhamento, o meu queridinho será sempre o doce de leite. Mas, não sou muito fã de doce de mercado, que na maioria das vezes são de péssima qualidade, pelo menos por aqui nas redondezas onde moro. Então, desde sempre criamos o costume de cozinhar na panela de pressão nosso amado leite condensado, e em apenas 30 minutos temos um doce de leite supimpa!
Um certo dia, na faculdade, fizemos um seminário onde cada um levou um prato típico de algum lugar, e um grupo tinha feito doce de leite “argentino”/”mineiro”/”de tacho”/”caseiro”. Gente, vocês não tem idéia do sabor que tinha aquele doce!!! Perguntei logo como tinham feito, e foram bem claros na resposta. Ah! Leite, açúcar e braço! É, isso mesmo, braço! São horas mexendo o leite na panela em fogo baixinho para chegar ao ponto tão esperado. E o tempo passou, e eu nunca tive a coragem necessária de encarar as horas na beira do fogão!
Mas, ontem, me veio uma vontade louca de experimentar, então fui procurar em vídeos de como fazer o doce legítimo argentino, aquele doce cremoso e moreninho, que recheia aqueles alfajors maravilhosos, que só de pensar a boca enche d’agua!
E depois de procurar, procurar, procurar… Vamos a receita!

Doce de Leite
 
2L de leite integral
500g de açúcar
6g de bicarbonato (é ele que vai deixar seu doce moreninho)
 
– Levar ao fogo médio/alto o leite e o açúcar e deixar levantar fervura;
– Após levantar fervura, diminuir o fogo e adicionar o bicarbonato e mexer ate a espuma descer;
– Agora, nas próximas 2 horas, mexa de tempos em tempos, com muito cuidado para não grudar no fundo na panela. Passado as 2 horas iniciais, mexa continuadamente por mais 1 hora. Nessa última hora, o doce firmará sua cor e ficará firme, pois sua redução será de praticamente 1/3 do volume total.
– Quando ficar pronto, retire do fogo e deixe esfriar bem, quanto mais geladinho melhor!
4d3e6-2016-03-04_14-36-53

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s