Tentativa número:14856… (A SAGA DO QUINDIM)

Tentando pela 14856 vezes:
– Escrever um blog;
– Acertar no quindim!!!!!!

Desde que fui pega pelo bichinho da gastronomia tento escrever um blog… Nossa, já foram muitos! Vinha um nome na cabeça, uma vontade louca, sentava no computador, editava com todo carinho do universo cada letrinha da página, escrevia a primeira postagem e… e…? – Cadê a segunda, a terceira, a quarta?
Ok! Confesso que os tempos não eram os mais propícios… Faculdade, trabalho, viagem longa, cansaço, viagem longa, mais trabalho, mais cansaço… UFFA! Mas a vida já deu tantas voltas, concluí a faculdade, me afastei do trabalho (bendito tombo), investi na Tal Mãe, Tal filha, fui me aperfeiçoar nos bolos, mas aquele bichinho do blog vem me incomodando a algum tempo! Então, eis-me aqui, pela 14856 e última vez, criando um blog.
E, nada mais coerente que começar com a saga do quindim!!!! Passei 2 anos fazendo quindins no hotel, toda semana eram pelo menos uns 200… Sabe aquele receita perfeita?! Pois é, eu tinha! Isso, disse TINHA! A minha confiança na memória era excelente, até que simplesmente, devido ao meu afastamento, eu esqueci, esqueci… OMG!!! Não consigo acreditar até agora que não anotei no caderninho, putz!! Era uma receita maravilhosa, e para quem já fez quindim, sabe que se está pedindo 140g de manteiga, é 140g de manteira, não tem escapatória. Mas, fazer o que?! Seguir em frente e procurar outra receita perfeita…
Comecei pela receita de uma empresa famosa de São Paulo, a Bendito Quindim. Já vi algumas reportagens com eles e dá água na boca só de olhar aqueles quindins lindos, amarelinhos e brilhantes!
peguei uma receita que saiu no jornal Folha de SP e fui testar.
Fiz 2 vezes, uma com 1/3 da receita e maiores, usei a forma de mini cupcake e a outra, fiz a receita inteira em versão mini, mini, mini, o objetivo era colocar em caixinha de ovos e oferecer como lembrança de uma festinha de aniversário!
Fiz algumas alterações no modo de preparo, pois devido a falta de tempo não esperei as horas de descanso que a receita pede, no fim deu certo, mas ainda tenho que regular o forno, que é uma benção na minha vida!

QUINDIM
Bendito Quindim
500g de coco fresco ralado (Usei o coco desidratado, com o fresco fica melhor)
1kg de açúcar refinado peneirado
120g de manteiga sem sal, derretida e morna
36 gemas peneiradas 2 vezes
1 colher de chá de baunilha (opcional)
– Em uma vasilha, coloque o coco e o açúcar. Amasse com as mãos até que o açúcar derreta e incorpore ao coco, formando uma massa com liga e homogênea. (Se fizer com o coco desidratado não vai atingir esse ponto, nesse caso, misture bem os ingredientes e siga para o próximo passo);
– Acrescente a manteiga derretida e morna e misture bem;
– Cubra com um plástico filme e deixe descansando na geladeira por no mínimo 6 e no máximo 12 horas. (Eu deixei descansar 3 horas);
– Depois do descanso, retire da geladeira, solte bem a massa e adicione as gemas. Misture bem com o auxílio de um fouet;
– Unte as forminhas com manteiga e açúcar e coloque a massa nas forminhas até a borda e deixe descansar por mais 20 minutinhos, enquanto pré-aquece seu forno a 180º;
– Leve para assar em banho-maria até a superfície ficar bem douradinha, mas bem douradinha mesmo, um moreno claro, rs. Vai demorar pra lá de 1:20h, tudo vai depender do seu amigo forno!
– Depois é só esperar esfriar bem, ficar geladinho na geladeira e desenformar.
Faz e me fala se ficou bom! Vou adorar saber…
Beijos!!!!!
1fd87-2016-02-22_17-49-29
Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Huuumm, amo quindim!!
    Vou tentar fazer uns bolos do desafio, parecem deliciosos!!
    Adorei o seu blog, Maísa. Parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. maisacozinha disse:

      Que bom!!! Tenta fazer.. Depois dessa receita já dei uma modificada.. Quindim é bom mas é bem chatinho pra fazer.. 😩😩😩

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sim… por isso vou tentar os bolos… rsrss

        Curtido por 1 pessoa

      2. maisacozinha disse:

        No fds vou fazer um bolo quindim.. No sábado ou domingo..

        Curtido por 1 pessoa

      3. Huumm, vou esperar!! Esse deve ser mais fácil de fazer. E deve ser delicioso!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s